sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dicas para evitar queimaduras do sol nesse verão.

Fui à praia e me queimei, mesmo passando protetor, e depois de ficar exposta ao sol em horários não recomendável, apareceu algumas bolhinhas, mais cuidei e elas ja estão sumindo.

Primeiro vamos conhecer os tipos de queimaduras (eu tive um pouco de queimadura de segundo grau):

Queimadura de primeiro grau - Atinge apenas a camada mais superficial da pele (a epiderme), apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço e calor local. A dor é importante. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo, é considerada grave.

Queimadura de segundo grau - Atinge as camadas mais profundas da pele (a chamada derme). A característica desse tipo de queimadura é a presença de bolhas. O inchaço é importante, e a dor é bastante intensa. Como ocorre perda da camada superficial da pele, que protege contra a perda excessiva de água, nesse tipo de queimadura pode ocorrer perda intensa de água e sais minerais, levando a um quadro de desidratação grave. Esse tipo de queimadura pode ser causada pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes.

Queimadura de terceiro grau - Ocorre lesão de toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos, como os músculos. Curiosamente, esse tipo pode não ser doloroso, já que as terminações nervosas que geram a dor são destruídas junto com a pele. A cicatrização geralmente é desorganizada, gerando cicatrizes inestéticas. Comumente, requer a realização de cirurgias, com enxerto de pele retirado de outras regiões do corpo.


Independemente do grau, é sempre bom depois de se queimar passar uma água no corpo,depois pós sol e hidratar muito e jamiais esquecer do protetor solar pois ele protege nossa pele  e a cada 2 horas passar. Evite os horários de sol muito forte. Caso queira ser medicado ou tirar dúvidas, procure um médico e nunca se esqueça de cuidar para que não vira algo pior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário